terça-feira, 27 de maio de 2014




TREINAMENTO FUNCIONAL

Em destaque  Mariana Lima e a  atriz Bia Arantes




Treinamento funcional nada mais é do que um método de treinamento que tem como objetivo principal melhorar a performance do indivíduo em uma atividade específica, seja em suas atividades diárias ou em algum esporte.

A possibilidade de combinar diferentes habilidades, como treinamento de força com o de equilíbrio, por exemplo, cria uma infinidade de variações que podem ser aplicadas na rotina do indivíduo em treinamento. Esse tipo de treinamento tem sido a escolha da maioria dos atletas já que além do aumento da performance, o treinamento funcional também ajuda na prevenção de lesões.

Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo-esquelético. Tem como característica realizar a convergências habilidades bio motoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

Na academia há diversos aparelhos que trabalham um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios. Mas para fazer o treinamento funcional são usados apenas alguns acessórios e os exercícios apresentam uma complexidade maior. Sempre se faz necessário em qualquer atividade física a presença do profissional de Educação Física para elaborar e planejar seus treinamentos.




BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL

Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório.

Sem contar que o treino passa a ser mais divertido, e traz uma eficácia maior para o próprio.

















quarta-feira, 16 de abril de 2014



TREINAMENTO     PARA      GLÚTEOS




 Em destaque a cliente Raphaela Azevedo - Ox Fitness Botafogo


O Glúteo é um dos músculos mais trabalhados pelas mulheres, por ser uma região de grande acúmulo de gordura.. 


Para enrijecer e definir o glúteo temos diversos exercícios, mas sem dúvida existem os mais eficientes e os menos eficientes. Ao contrário do que muita gente pensa, o glúteo 3 apoios, realizado com caneleiras no solo não é um exercício tão eficiente, quando comparado com os exercícios de agachamento com avanço.


Os exercícios de Avanço mostram uma ativação muscular do glúteo bem maior do que a ativação muscular no exercício glúteo 3 apoios. O grau de ativação muscular geralmente é medido através de Eletromiografia (procedimento capaz de medir a atividade elétrica gerada no músculo durante a contração).


O agachamento está entre os exercícios mais completos que pode realizar.
Este é um exercício que devia fazer parte das rotinas de treino da maioria das pessoas. Desta forma é um exercício muito completo, já que envolve um grande número de articulações e músculos, representando uma forma eficaz de fortalecer pernas, coxas, glúteos e muitos outros músculos que auxiliam na sua realização. Além disto é extremamente funcional, pois trata-se de um movimento utilizado nas atividades diárias, como sentar, levantar ou apanhar um objeto do solo. É um exercício absolutamente indispensável quer o seu objetivo seja a perda de gordura ou o reforço muscular.


     Existem exercícios que desde a aurora dos tempos tem a capacidade de construir e esculpir os corpos, não importando se o foco principal é o desenvolvimento de massa magra (hipertrofia), aumento da força ou da resistência muscular. Em dias como os nossos, onde existem constantes pesquisas científicas, e estas quando não afirmam categoricamente pelo menos direcionam nossas próprias pesquisas (e eu prefiro me guiar por essas), é muito comum ainda vermos profissionais do treinamento físico prescrevendo exercícios que na maioria dos casos enquadra-se na faixa existente entre o inútil e o pouco eficiente.


     Um desses exercícios é o “Glúteo em 3 apoios” (G3A), que em matéria de desenvolvimento global e específico fica muito atrás de exercícios complexos, como avanços (lunges), agachamentos, levantamento terra e do balanço com o kettlebell (kettlebell swing).


     "Em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Belmont, foi analisada a atividade eletromiográfica do glúteo máximo em 24 pessoas durante diferentes exercícios. De acordo com os resultados, dentre os exercícios dinâmicos, o que promoveu o maior recrutamento foi o agachamento realizado com uma perna. A popular extensão de quadril em três apoios ficou para trás, empatada o stiff. Por curiosidade, o agachamento unilateral (próximo ao exercício conhecido como afundo ou avanço), promoveu recrutamento elevado tanto do glúteo máximo quanto médio, superando tanto o exercício em quatro apoios quanto os exercícios de abdução de quadril em decúbito lateral (Boren et al., 2011), ou seja, valeria mais fazer ele do que os outros dois juntos.

     Importante destacar que esses testes foram realizados com cargas mínimas e sem a observação de alguns parâmetros que utilizamos na sala de musculação com o intuito de tornar o exercício ainda mais eficiente, como amplitude de movimento e controle de velocidade. Portanto, se pensarmos nos exercícios conforme eles são executados na academia, certamente as diferenças em favor do agachamento e do stiff seriam ainda maiores!” (Gentil, 2012)


Entendo que muitas pessoas gostam desse exercício, pois é muito fácil elevar a carga das caneleiras de 2 para 25kg enquanto se executam intermináveis séries de intermináveis repetições, mas o que é mais eficiente, executar o G3A com 25kg em cada perna ou agachar de forma segura e controlada com seu próprio peso? Garanto a vocês que um agachamento bem executado (e pesado) irá desenvolver muito mais a musculatura que vocês tanto adoram treinar, proporcionando de brinde pernas fortes e uma região central muito mais forte. Eficiência é mais importante que ego.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Matéria do Grupo Ox


lauriana

Foi com grande alegria que recebemos a notícia que a aluna Lauriana Magalhães obteve aprovação em um importante concurso público  tanto na parte teórica, quanto na parte física.
A aluna, que treina na OX Fitness Club Botafogo Unidade Praia ha quase 2 anos praticando atividades como a yoga e musculação, deparou-se com o desafio de realizar o teste físico imposto pelo concurso para completar uma das etapas de sua aprovação.
Para realização do mesmo, ela contou com a colaboração do coordenador da Unidade, Eduardo Melo, que estudou o caso e planejou toda a trajetória de treinos para que alcançasse seu objetivo. De acordo com o coordenador, Lauriana sempre se mostrou disposta e com vontade de alcançar seus objetivos. Os treinos foram específicos para o concurso e com 1 mês de antecedência Lauriana já conseguia ótimos resultados.
Cabe ressaltar a importância de outras áreas como a fisioterapia, a ortopedia e a nutrição para a conquista deste objetivo.
A seguir o depoimento da aluna sobre suas expectativas:
“Eram muitas dúvidas com relação às necessidades de treinamento e à forma como proceder para garantir a aprovação no TAF (teste de aptidão física). Pensei, se o teste é de aptidão física, preciso de um profissional da área para me ajudar, até porque além do condicionamento necessário para execução dos exercícios dentro do tempo, ainda havia a forma correta para executá-los.
Até hoje, me lembro do primeiro dia em que corremos. Ele falou: corre o máximo que conseguir como se eu não tivesse do seu lado… Consegui correr 11 minutos para o desespero dele (rs).
Com essa amostra, ele planejou o treinamento. E foi superação a cada semana. Na 4ª semana eu já estava correndo 40 minutos e fazendo a quantidade exigida de flexões dentro do tempo.
Mas não só de flores foi minha trajetória. O tempo entre a prova escrita e a convocação para o TAF era uma incógnita e no meio do caminho, embora com todo o cuidado e acompanhamento de um profissional, sofri lesões que me obrigaram a repousar, a diminuir a intensidade do treinamento e até a me abster de algumas práticas, mas nada que me fizesse desistir ou que abalasse a confiança do Eduardo na minha recuperação, que inclusive teve que adaptar o treinamento às minhas novas condições.
Até o dia da prova havia no ar um misto de ansiedade, tensão e expectativa da aprovação. Chegado o momento esperado, muita adrenalina, mãos suando, coração batendo forte e os 40 graus da cidade maravilhosa, mas a mente confiante e cheia de fé.  Ao término da prova, ao ouvir o ”apto”, brotaram fortes emoções e o sabor da vitória.
Dizem que o bacana da vida é poder olhar para trás e dizer: “Valeu a pena!”, pois bem, eu posso dizer isso. Valeu a pena!”
A OX Fitness Club parabeniza a aluna pela conquista e deseja muitas felicidades e sucesso em sua nova caminhada.
Sinta-se bem. Sinta-se OX

quarta-feira, 12 de março de 2014

10 dicas para os exercícios de abdominais.


Em destaque a cliente Marcela de Paula - Dermatologista

O Exercício abdominal, quando bem executado e planejado junto de um bom treino para o corpo todo, ajuda a melhorar a postura e modelar a barriga. Mas, nem sempre os movimentos são realizados de maneira correta. É importante que a prática seja feita sob supervisão de um profissional qualificado.

DEZ dicas para realização de um abdominal.


1) Repare na sua respiração, expire na subida e inspire ao descer, ou seja, solte o ar no momento de força e puxe no momento de relaxamento.

2) A posição dos pés interfere na qualidade do exercício. Procure uma posição que deixe seu corpo confortável e que você não sinta dores nas costas e/ou lombar.Existem diversas variações destas posições, por isso procure seu professor para um melhor aproveitamento.

3) Qual a importância da elevação das costas na hora do abdominal? Quanto maior a elevação, maior a contração muscular dos músculos do abdômen.

4) Frequência dos abdominais: normalmente o ideal é de três a quatro vezes por semana, para dar um descanso na musculatura. 

5) Tente fazer o possível para manter o pescoço alinhado com as costas. Para os iniciantes é válido, após algumas repetições, colocar as mãos no pescoço para evitar incômodos. Lembre-se que a força é no abdômen, e não no pescoço e/ou braços.

6) Concentre a força no abdômen, procure se concentrar no movimento, sinta seu corpo no exercício.

7) Ainda sobre o posicionamento do corpo para o exercício, uma dica é deixar os braços junto ao corpo, fazndo com que eles sigam o movimento como um todo. A segunda é não deixar os braços e/ou cotovelos apoiados no chão durante a execução do exercício. Esta última sugestão não vale para os exercícios de abdominais "oblíquo" e "Infra".

8) O mais importante além da quantidade é a qualidade, muita vezes realizamos mil exercícios de abdominais por dia e não ter o mesmo efeito de 50 bens executados. Procure um profissional para um melhor aproveitamento.

9) Sentir dores pelo corpo na hora do abdominal não é normal, o único desconforto que se espera durante o exercício de abdômen é na musculatura trabalhada. Por vezes alguns clientes sentem desconforto na região cervical, pescoço, para melhorar isso siga a dica 5, citada anteriormente.

10) Resultados: Nem sempre o abdominal ajuda a ficar com a barriga de "tanquinho", para isso lembre-se qie é importante um treino completo, boa alimentação e descanso.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Os Benefícios da Musculação para sua saúde!!!

Os Benefícios da Musculação para sua saúde!!!

     Em destaque a cliente Bianca Jahara, apresentadora do Canal Sexy Hot e Ex participante do programa BBB.

Os benefícios da musculação na academia são muitos. Por isso, dividiremos em duas categorias de benefícios:
  1. Bem-estar, auto-estima e mente-corpo:
  2. Melhores condições de saúde ou doenças crônica
A diferença é que a primeira categoria é sobre a prevenção de doenças, mantendo-se fisicamente e mentalmente apto, boa imagem construção corporal, fazendo esporte, socializando e se divertindo, e a segunda categoria é mais sobre o tratamento de doenças como diabetes, doenças cardíacas, câncer , síndrome metabólica e muito poucos estados de doença mais crónicas para as quais o treinamento de peso tem mostrado benefício.

Quando eu terminar de listar todos os benefícios da musculação você vai se surpreender. 
A musculação age diretamente na saúde preventiva e a manutenção de uma imagem corporal saudável e estilo de vida são os conceitos fundamentais nesta categoria.

Musculação
A musculação quando bem elaborado por um profissional de Educação Física segue padrões de interesse do seu corpo. Isso significa que você terá uma alto confiança na sua evolução e isso se refletira na sua vida pessoal e de trabalho

Controle de Peso
Você sabe sobre isso. Exercício de 30-60 minutos por dia ajuda a manter o peso sob controle, especialmente se combinado com uma dieta de energia saudável. O treinamento do peso é uma parte essencial da mistura, aumentando muscular e força, tônus ??e massa e contribuindo para um metabolismo eficiente.

Força e Equilíbrio
Quando você ganha força, articulações e músculos trabalham mais eficientes em conjunto para aumentar a funcionalidade do seu corpo, incluindo o equilíbrio, flexibilidade, resistência e prevenção de lesões. 

Força e densidade óssea
Você sabia que a perda de peso por restrição calórica por si só pode produzir um declínio na massa óssea e densidade? O treinamento com pesos é o companheiro ideal para qualquer programa de perda de peso, pois ajuda a manter a densidade óssea, enquanto você está soltando os quilos. A construção da musculatura e exercício de impacto fortalece ossos por músculos e tendões que impactam no osso nos pontos de fixação e produzem estimulação do crescimento.
Veja com o seu Professor como você pode potencializar o seu treino de musculação ganhando massa e perdendo peso.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Estou esperando sua ligação

O exercício físico é uma necessidade e a melhor maneira de fazê-lo é com Personal Trainer.

O Personal Trainer é um dos melhores recursos para ganhar qualidade de vida, perder peso e entrar em forma. Seja qual for o seu nível o Personal Trainer é essencial para a melhor execução do exercício físico, a eficácia do treinamento é muito maior, você treina da maneira certa, não perde tempo, reduz o risco de lesões e aumenta a frequência das sessões.

Você pode alterar os horários e os dias dos treinos conforme sua rotina exija. Entre em contato, marque uma avaliação sem compromisso e vamos treinar!

Contatos (21) 98862-2205
email: personalmelo@yahoo.com.br